sábado, 31 de outubro de 2015

Review: Contos do Dia das Bruxas.



Enfim, nos aproximamos do fim do mês de outubro

Tanta coisa que eu queria ter escrito esse mês, tanto sobre o que eu queria ter falado, mas simplesmente não houve tempo. Tudo bem, pretendo postar muito mais no ano que vem e, enquanto a humanidade não explodir a si mesma com bombas atômicas e entregar o mundo às baratas, sempre haverá outro halloween.

Enfim, para encerrar o mês, trago mais um review, e meus jovens, acreditem, não há filme melhor para se encerrar a temporada que este.

Porque? apenas porque este é o melhor filme de halloween já feito!

não areditam em mim, então sigam-me e descobriremos.


A trama gira em torno de quaro histórias, que se passam numa cidadezinha em uma noite das bruxas e se conectam: Um pacato diretor de escola esconde uma personalidade violenta e sombria, três crianças tentam pregar uma peça em uma colega (com resultados questionáveis), uma virgem quer que sua primeira vez seja especial e um velho rabugento descobre o que acontece com aqueles que ignoram as tradições do dia das bruxas.

Não. Não é o John Carpenter.

A melhor coisa no filme é seu enredo. O formato antológico remete a filmes como Creepshow, Tales from the Darkside e, num exemplo mais recente, V/H/S. As histórias são bem amarradas, cada uma tendo seu inicio, meio e fim. Se conectam de forma bastante sútil, mas também sagaz. Sua principal conexão é Sam, o pequeno demônio responsável por se certificar de que as pessoas estão respeitando as regras e tradições do dia das bruxas. Já falo mais dele.

Uma coisa que gosto muito desse filme é que ele captura a essência do dia das bruxas como nenhum outro longa. Enfim, esse filme realmente representa muito bem a data. Desde a decoração às tradições, tudo é muito bem representado e a trama foca muito nas regras e tradições. Esse filme é realmente uma ode ao dia das bruxas. No entanto, essa também pode ser sua maior fraqueza, pois pessoas menos familiarizadas com a data poderiam não se sentir muito atraídas por ele.

Mas se você não gosta do halloween, você é um biltre imundo
e fedido e merece ser castigado pelo Sam.
Não achei a atuação neste filme nada especial, mas a maioria dos atores está muito bem em seus papéis e algumas merecem destaque. Dylan Baker interpreta o diretor da escola, e faz um ótimo trabalho em representar a personalidade do mesmo, num minuto um homem comum e pacato no outro um monstro sedento de sangue. Bryan Cox interpreta o velho rabugento do último segmento, e consegue torná-lo uma pessoa realmente chata e repelente, que você não gostaria de ter como vizinho, e que tem um profundo desprezo pelo Halloween e por suas tradições, principalmente por causa de uma tragédia da qual fez parte há muitos anos. Para todos os efeitos, ele é para o halloween o que o tio Scrooge é para o natal. E finalmente, há Quinn Lord que interpreta o pequeno Sam. Sua atuação é simples, mas ele realmente consegue tornar um monstro sanguinário e impiedoso como Sam em uma coisinha extremamente adorável, que não conseguimos olhar sem ter vontade pegar no colo e apertar. E tem a Anna Paquim como a virgem, mas vocês já sabem, a Anna Paquim é só a Anna Paquim.

Pois poucas coisas gritam "terror" como a cara de
bolacha da Anna Paquim.


E para aqueles entre vocês que possam não se lembrar, Dylan Baker interpretou o Dr. Connors, na trilogia do homem aranha dirigida por Sam Raimi.

Mundo pequeno, não?

Quanto aos personagens em si, eles não são muito profundos nem recebem desenvolvimento, então você não vai se apegar a ninguém em especial. Claro, o filme é uma antologia que precisa encaixar seis histórias em menos de duas horas, então é perfeitamente compreensível.

 No entanto, um personagem merece destaque: Sam. Ele é, basicamente, a personificação do Halloween. Ele representa o feriado em sua forma mais pura e se certifica que suas regras e tradições sejam cumpridas, não importa como. Se você meramente apagar uma cabeça de abóbora antes a meia noite, ele vai te estripar e pendurar seu cadáver para todo mundo ver. Sam com certeza pode ser considerado o vilão do filme, já que ele é responsável por boa parte do que está acontecendo na cidade. Eu devo dizer que ele é uma das criaturas mais interessantes e memoráveis a surgir dos filmes de horror contemporâneos, pois ele consegue ter uma imagem bastante imponente, mesmo com sua estatura diminuta. Ele causa certo desconforto sempre que aparece, pois , no fundo, sabemos. Também tenho de acrescentar que ele é adorável! sério, não tem como ver o Sam e não ter vontade de apertar e pegar no colo. É MUITA FOFURA!

Olha a fofura no rosto desse monstro sanguinário!
tem como não querer apertar as bochechas dessa
personificação do mal?

Contudo, mais do que um dos maiores monstros dos filmes da contemporaneidade, ele se tornou um representante do feriado, como o papai noel para o natal ou o coelho da páscoa para a mesma.

Para finalizar, tenho que dizer que é um filme muito divertido. Pode-se dizer que ele segue a mesma direção de Creepshow, buscando ser mais divertido do que assustador para seu público. Provavelmente porque o diretor é um grande fã do feriado e pelas referencias dos já citados filmes.

Enfim, eu fortemente recomendo Contos do Dia das Bruxas. Ele é divertido, ágil, e não poderia haver filme melhor para assistir nessa época do ano. Eu pessoalmente assisto religiosamente o filme uma vez por ano, nesta data. Porque é perfeito para ela e ajuda a manter os maus espíritos longe.

Então, se você procura por um filme perfeito para essa data ou só quer um bom filme de terror para não passar entanto, este filme é obrigatório. Sério, você não pode deixar de ver.

Cuidado, o Sam está observando.

tou de olho em você, seu pederasta!


Enfim, o artigo fica por aqui e o mês temático de halloween também. Sei que houveram poucas postagens, mas garanto que trarei mais conteúdo no ano que vem. Esperem para ver.

Se gostaram do post e do blog, lembrem-se de seguir, comentar e compartilhar nas redes sociais e curtam nossa página no facebook.

Até a próxima e feliz halloween!


5 comentários:

  1. Quando você diz "divertido", está falando de "agradável" ou "comédia"? Tenho quase certeza de que não é nada relacionado à comédia, mas fiquei na esperança, porque se for eu vou atrás desse filme. kkk (sério, eu vou mesmo, adoro terror e comédia juntos e por não ser antenado não conheço muitos filmes nesse estilo).

    Aí, tá a fim de uma parceria? Minha única parceria fechou o blog dela, e aquele "VETA" lá do lado é uma parceria "falsa", porque aquele blog também é meu. kk

    ResponderExcluir
  2. Opa, você por aqui? Bem vindo! hehehe.
    Quando eu falo "divertido", quero dizer que o filme é bom de assistir. Ele não é tão centrado em comédia. Tem alguns momentos engraçados, mas não é o foco.

    Cara, adoraria uma parceria contigo! tô totalmente a fim cara, sério mesmo! Depois me fala aqui nos coments como a gente vai fazer.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Falou então! O código do meu mini banner é esse aqui [link].

    Ou a imagem pura se preferir [link].

    Me passa seu código (ou só a imagem, se quiser) para eu botar lá na lateral do meu blog.

    Aí aproveito e te pergunto, você vai querer que eu escreva embaixo do seu banner uma descrição de uma linha para seu blog tipo "reviews em geral" ou coisa assim igual ao que eu fiz lá com o VETA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, cara! Desculpa ter demorado de responder. Já adicionei aqui seu banner, mas eu não tenho um e não sei fazer, e eu queria um pra direcionar direto pra cá. Tem como você me ajudar nisso?

      Excluir
    2. Ajudar até posso, só não espere muito, porque não sou o "mestre do Photoshop". kkk (aliás eu uso o GIMP XD)

      Peguei essa imagem do topo mesmo e fiz um mini banner baseado na cor tema do seu blog. Já coloquei lá, dá uma olhada para ver se ficou bom.

      Outra coisa, coloquei seu banner lá para baixo, depois do outro, então se tu quiser descer o meu também para ficar mais justo eu estou de acordo.

      Excluir